PESQUISA
Principais linhas de Pesquisa:
Projetos em Engenharia de Produção
Teoria de projeto de engenharia aplicada à projeto de situações produtivas, desenvolvimento de produtos e projeto do trabalho.
Tecnologias Integradas de Simulação, Imersão e Gamificação aplicadas à Sistemas de Produção
Investigação do potencial de utilização de tecnologias de imersão, realidade virtual e gamificação para simulação aplicada ao planejamento, projeto e gestão de sistemas de produção.
Prototipagem Física e Virtual para Planejamento e Projeto Dialógico
Novas fronteiras na prototipagem física (impressão 3D, maquetes, protótipos) e virtual (utilizando Game Engines e softwares de modelagem, animação e simulação) como suporte ao processo de projeto dialógico.
Principais Projetos de Pesquisa:
Desenvolvimento de learnstruments para promover a transição de empresas Brasileiras e Alemãs para a Indústria 4.0
Projeto coordenado pelo Prof. Dr. Henrique Rozenfeld (EESC-USP) em parceria com instituições alemãs (Technische Universität Berlin e Fraunhofer Institute for Production Systems and Design Technology IPK), no âmbito do programa Bragecrim da CAPES.
Desenvolvimento de Prototipo de Degrau para análise de desempenho no exercício físico
Colaboração com o Grupo "Exercício Físico nas disfunções cardiorrespiratórias crônicas" liderado pela Prof. Audrey Borghi Silva (DFisio-UFSCar) dando suporte em desenvolvimento de novos produtos.
Principal resultado: Patente de “Disposição construtiva introduzida em degrau ergométrico portátil com registrador de desempenho e software”. 2015, Brasil. Patente: Modelo de Utilidade. Número do registro: MU0006034. Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 09/01/2015.
Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Imersão para Simulação de Situações Produtivas
PIBITI/CNPq/UFSCar Seleção 2016-2017
Bolsista CNPq: Yuri Heiblig Lovalho
O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver experimentos a partir de uma articulação técnica inovadora com a definição de etapas e ferramentas (especialmente em termos de hardware e software) para obtenção de ambiente virtuais de imersão (AVI) que deem suporte para a simulação de sistemas produtivos. Pretende-se criar uma sistemática para desenvolvimento de AVI a partir de modelagens tridimensionais de cenários, programação de eventos (interação) e modelagem humana digital.